Como preparar as superfícies têxteis para a reabertura da estação?

Finalmente, começa a tão esperada temporada e é necessário afinar as instalações antes da chegada iminente dos clientes. A escolha da equipa de funcionários,  formação do pessoal sobre os riscos ocupacionais e o uso seguro dos produtos químicos, o planeamento das tarefas e a realização de uma limpeza completa são essenciais antes da abertura dos estabelecimentos.

O que são limpezas profundas?

São aquelas tarefas de limpeza anteriores à abertura do hotel. Tarefas impossíveis de realizar quando o estabelecimento está ocupado ou aberto ao público. Alguns exemplos são:

– Movimentação de móveis: limpeza de espaços e esquinas.

– Limpeza de cortinas

– Renovação de capas de colchão, fronhas

– Polimento de pisos

– Limpeza de carpetes, tapetes e estofos.

 

 

O que devemos levar em consideração ao limpar as carpetes, tapetes e estofos?

Em primeiro lugar, devemos levar em consideração a composição das fibras e a solidez da cor, uma vez que, dependendo de sua composição química, os têxteis apresentam maior ou menor resistência à sujidade e aos produtos de limpeza.

– Fibra natural de origem animal: lã, couro, seda.

– Fibras naturais de origem vegetal como cânhamo, algodão, linho, bambu: são tecidos muito bonitos, mas muito delicados.

– Fibras sintéticas como polipropileno ou poliamida ou nylon. Os têxteis de fibras sintéticas são muito resistentes à sujidade e aos produtos de limpeza, sendo considerados os mais duráveis ​​do mercado.

Em qualquer caso, é importante realizar um teste de limpeza num canto ou espaço invisível para verificar a resistência do tecido ao processo de lavagem.

 

Limpeza completa de carpetes e tapetes

Para conseguir uma limpeza completa do tecido é necessário que este esteja húmido, para que a solução de detergente penetre nas fibras e consiga emulsificar a sujidade e arrastá-la. Para isso, é necessário utilizar um detergente com alto poder humectante, de preferência com uma máquina de injeção-extração.

O processo é:

– Aspire bem com o nosso aspirador George GVE 370-2 Numatic

– Prepare a solução detergente usando AQUAGEN SX na dose recomendada, introduzindo-a na nossa máquina de injeção-extração Gorge GVE 370-2 Numatic.

– Limpe a carpete e / ou tapete.

– Deixe secar

– Quando a carpete ou o tapete estiver seco, passe o aspirador na direção contrária para torná-lo mais fofo.

 

Manutenção de estofos, carpetes e tapetes

Limpeza de estofos de cadeiras, poltronas, almofadas, etc. É uma tarefa mais delicada e por isso deve ser feita manualmente.

Primeiro deve verificar se as fronhas ou resguardos são removíveis para lavá-las na lavanderia, ou então realizar a limpeza no local manualmente com espuma seca.

O procedimento para limpeza manual é o seguinte:

– Aspire bem com o nosso aspirador George GVE 370-2 Numatic

– Prepare a solução de espuma com o nosso AQUAGEN TMC para têxteis de acordo com a dose recomendada na ficha técnica.

– Aplique a espuma com uma esponja, escova ou pano nas áreas a tratar.

– Deixe secar até a espuma ficar em pó.

– Aspire toda a superfície.

Em qualquer caso, se os tecidos apresentarem manchas como vómito, comida, pastilhas elásticas, vinho, etc., devemos removê-los com um produto específico antes do processo de limpeza: SOLUGEN ANTIGUM no caso de pastilha elástica ou com a nossa gama STAIN OFF para gorduras, manchas de tinta, ferrugem, sangue, ovo e molho.

 

Feliz retorno à verdadeira normalidade!